terça-feira, 2 de julho de 2019

A Ciência

A ciência é um tipo de pensamento que investiga os fenômenos da natureza e cria conhecimentos sobre ela por um processo de experimentação. É um conhecimento sistemático e metódico.
Sistemático: porque é organizado e procura relacionar as várias partes de compõem esse conhecimento, seguindo uma linha de raciocínio coerente.
Metódico: porque segue um determinado caminho previamente concebido, um método para produzir esses conhecimentos, utilizando ferramentas adequadas para a obtenção de um resultado.

Como nasce o mundo moderno?
O mundo moderno nasce com o desmoronamento da cosmologia antiga e com o nascimento de uma extraordinária reavaliação das autoridades religiosas.



Referências históricas:
De modo geral se estende do período que vai da publicação do obra de Copérnico, Sobre a Revolução das Orbes Celestes (1543), até os Princípia Mathematica de Newton (1687), passando pelos Princípios da Filosofia de Descartes (1644) e pela publicação das teses de Galileu, Diálogo sobre os Dois Principais Sistemas de Mundo (1632).


  


 

Ao mesmo tempo em que aniquilava os princípios das cosmologias antigas – afirmando, por exemplo, que o mundo não é acabado, fechado e hierarquizado e ordenado, mas um caos infinito e desprovido de sentido, um campo de forças e de objetivos que se entrechocam sem qualquer harmonia -, a física moderna também fragilizou consideravelmente os princípios da religião cristã.
A ciência vai convidar os seres humanos a adotarem uma atitude de permanente dúvida e de espírito crítico bem pouco compatível, sobretudo na época, com o respeito pelas autoridades religiosas.

A crise dos valores
Nos tempos modernos, experimentamos uma inversão dos valores morais que são o fundamento da ética.
O trabalho alienado transforma o trabalhador em mais uma mercadoria, faz com que o homem perca sua capacidade de ser sujeito das situações. Manipulado no universo do trabalho e no de consumo, o homem vai perdendo a sua humanidade.
Na sociedade capitalista, o dinheiro é que ocupa o centro das atenções. Uma pessoa vale pelo dinheiro que possui que pode produzir.
Isso mostra que as pessoas já não têm o ser humano como valor fundamental, mas, sim, o dinheiro, o lucro.
Os valores que regem nossa sociedade e são levados em conta para as ações já não têm o homem como objetivo central. O que importa é garantir o próprio lucro.
Se, no princípio, a ciência desenvolvia-se para buscar respostas para os problemas de sobrevivência do homem num mundo adverso, com o tempo, ela passa a se desenvolver por si mesma, porque o próprio conhecimento se torna um valor a ser perseguido.
Em outras palavras: uma coisa é você precisar dominar determinados conhecimentos para resolver certos problemas (por exemplo: se precisarmos encontrar a cura de uma doença, precisamos dominar conhecimentos de biologia, fisiologia humana, farmacologia, etc), outra, muito diferente, é correr atrás de conhecimentos simplesmente para ter mais conhecimento.
No processo histórico do desenvolvimento científico-tecnológico, muita coisa foi produzida visando a melhoria de qualidade de vida das pessoas. Mas muita coisa também foi produzida segundo outros interesses. A bomba atômica é um lamentável exemplo: longe de melhorar a vida, acaba com a vida de milhares de seres humanos.

Um comentário:

  1. Your car might be stolen if you don't keep this in mind!

    Imagine that your vehicle was taken! When you approach the police, they inquire about a specific "VIN decoder"

    A VIN decoder: What is it?

    Similar to a passport, the "VIN decoder" allows you to find out when the car was born and who its "parent"( manufacturing plant) is. You can also figure out:

    1.Type of engine

    2.Model of a car

    3.The DMV's limitations

    4.The number of drivers in this vehicle

    You'll be able to locate the car, and keeping in mind the code ensures your safety. The code can be examined in the online database. The VIN is situated on various parts of the car to make it harder for thieves to steal, such as the first person seated on the floor, the frame (often in trucks and SUVs), the spar, and other areas.

    What if the VIN is intentionally harmed?

    There are numerous circumstances that can result in VIN damage, but failing to have one will have unpleasant repercussions because it is illegal to intentionally harm a VIN in order to avoid going to jail or the police. You could receive a fine of up to 80,000 rubles and spend two years in jail. You might be stopped on the road by a teacher.

    Conclusion.

    The VIN decoder may help to save your car from theft. But where can you check the car reality? This is why we exist– VIN decoders!

    ResponderExcluir