segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Indicação de Livro Didático

    Com a volta do ensino da filosofia nas escolas, começa a surgir nas livrarias uma série de sugestões e métodos para esse ensino. No entanto, diante a tamanha diversidade de publicações de filosofia que pretendem ser livros didáticos de filosofia, fica muito difícil encontrar um livro de filosofia que de fato seja didático e que atenda também à dinamicidade que é exigida no ensino desta disciplina, principlamente para os alunos do 2º segmento do Ensino Fundamental. Contudo, em meio a esta variedade de publicações, o livro "Temas de Filosofia" de Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins, publicado pela editora Moderna, é um dos livros que atende a esta exigência.
    O livro "Temas de Filosofia" é composto, como o próprio nome do livro nos propõe, de temas filosóficos que, ao meu ver, é o melhor método para se filosofar com os alunos do Ensino Fundamental. Cada um dos capítulos propostos pelas autoras são apresentados em forma de textos que, na sua maioria, são de fácil compreensão e, principalmente, de textos que contém um bom embasamento filosófico, além de sugestões de exercícios, dicas para o desenvolvimento da temática e quadrinhos ilustrativos.
    Fica aqui então a minha dica de livro didático de filosofia para ser trabalhado com os alunos do 2º segmento do Ensino Fundamental.




    Nesta edição (3ª edição - 2005), as autoras alteraram a estrutura do livro, a fim de melhor contextualizar as discussões e torná-las mais dinâmicas e comprometidas com articulação entre a história da filosofia e crítica da cultura, nos capítulos das três unidades - A cultura, O conhecimento e Os valores. Pela clareza da exposição e rigor conceitual, esta obra tem sido adotada nas escolas, mas, por se tratar de leitura agradável, certamente atrai também o leitor comum, interessado na reflexão filosófica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário