segunda-feira, 23 de maio de 2011

A cerca das tirinhas de Calvin

    Estava eu pensando sobre qual assunto poderia ser a minha próxima postagem aqui no blog e, de repente, estava eu com o site das tirinhas do Calvin aberto. Não sei porque, mas hoje eu tive vontade de ver algumas tirinhas do Calvin. Deve ser porque ontem, ao visitar alguns blogs, me deparei com a suposta última tirinha do Calvin. Então, hoje, senti essa vontade de pesquisar e saber mais sobre as tirinhas do Calvin.
    Calvin and Hobbes ou Calvin e Haroldo (como é publicado no Brasil) é uma série de tiras criada, escrita e ilustrada pelo autor norte-americano Bill Watterson e publicada em mais de 2000 jornais do mundo inteiro entre 18 de novembro de 1985 e 31 de dezembro de 1995, tendo ganho em 1986 e 1988 o Reuben Award, da Associação Nacional de Cartunistas dos EUA.
    O nome de Calvin foi inspirado no reformador religioso do século XVI, João Calvino, que discorreu, entre outros, acerca da depravação total do homem, ou seja, que o homem está naturalmente inclinado para promover o mal a seu próximo.
    Hobbes recebeu o nome de Thomas Hobbes, o filósofo inglês do século XVII que tinha aquilo que Watterson chamou de "uma visão obscura da natureza humana", sendo o autor da famosa máxima "O homem é o lobo do homem" — ou seja, cada homem é o predador de seu próximo. De acordo com Watterson, a fonte dos dois nomes é entendida como uma piada para as pessoas que estudam ciência política e filosofia, e que poucas outras pessoas a iriam perceber. A tradução de Hobbes para Haroldo no Brasil foi criticada por muitos fãs, uma vez que o nome é uma homenagem e não apenas um nome qualquer.
    Apresento agora a vocês a verdadeira última tirinha dessa série de tiras do Calvin and Hobbes. Digo "verdadeira última tirinha" porque um fã de Calvin and Hobbes criou uma suposta última tira que, apesar de bonita e comovente, não é a verdadeira. Na última verdadeira tirinha, Bill Watterson nos mostra o fim como possibilidade e recomeço, estimulando uma reflexão filosófica muito ampla a cerca do fim.
    Numa outra postagem faremos uma reflexão a cerca do fim baseada nessa última tirinha do Calvin and Hobbes.

Força Sempre.

Tiago Machado

clique na imagem para vê-la ampliada

4 comentários:

  1. Oi Tiago, adorei o seu blog. Muito linda aúltima tirinha do Calvin. Não sabia de toda essa herança filosófica. Lia casualmente, por achar legal. Não é à toa que eu achava legal. Quero saber sobre o fim. beijos, Dani S.

    ResponderExcluir
  2. Olá Prófi! Não gostei do fim das tirinhas do Calvin! Eu adoro o jeito como ele fala do mundo contemporâneo. Mas confesso que esta ultima tirinha eu não entendi (e que achei meio redundante), fico no aguardo do novo post para entender melhor! Bjos!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Dani, que bom que você gostou do blog. Sim, as tirinhas do Calvin tem toda essa herança filosofica e, realemnte, poucos sabem disso. Estou ainda elaborando o texto a respeito do fim. Beijos e obrigado pelo carinho.

    ResponderExcluir
  4. Oi Bela... Realmente as tirinhas são muito boas e o modo como o mundo é percebido e mostrado pelo autor é bem diferente. Estou já preparando um novo post para fazer um comentário sobre esta última tirinha do Calvin. Fique no aguardo! Beijos.

    ResponderExcluir