quinta-feira, 26 de março de 2015

Alguns pontos relevantes sobre Filosofia Moderna

- As principais transformações que ocorreram nas estruturas européias durante o século XVI e que acabaram promovendo mudanças na forma pela qual o homem ocidental encarava a natureza, o conhecimento e a política são: a formação dos estados nacionais, o fortalecimento da burguesia, a reforma religiosa, a revolução científica, a invenção da imprensa e o renascimento cultural. Todas estas transformações contribuem para o surgimento de uma visão de mundo antropocêntrica, visão esta em que o homem se torna o centro da cultura, pois passa a ser considerado o sujeito, que produz conhecimento, que utiliza da capacidade racional para produzir cultura, para inovar, criar novas ideias.

- No que se refere ao Renascimento humanista, sua principal característica é a valorização dos clássicos greco-romanos tendo como lema o pensamento do filósofo Protágoras que diz: “o homem é a medida de todas as coisas”. Com isso, os temas pagãos voltam a ser pintados e os temas cristãos são aproximados à estética grega, como por exemplo, a imagem de Deus encontrando Adão (A Criação de Adão). Contudo, o afresco A Escola de Atenas pintado por Rafael Sanzio é a obra artística que melhor representa esse resgate greco-romano.

- No que se refere à política, a filosofia política atua no sentido de pensar racionalmente sobre a função do Estado e dos governantes, tendo os seus autores incluído valores humanistas em suas obras que dentre os quais podemos citar o Erasmo de Rotterdam, Thomas Morus e Nicolau Maquiavel.

- No que se refere à ciência, a valorização da observação e do método experimental faz surgir uma ciência ativa em oposição à ciência contemplativa dos antigos e Nicolau Copérnico propõe um novo modelo de universo em que o sol passa a ser o seu centro (heliocentrismo), contrariando o modelo de Ptolomeu em que a Terra seria o centro do universo (geocentrismo).

Um comentário:

  1. A chamada "formação humanista" ainda esta bem viva em 2016. Música, livros, filmes... A internet e a Industria Cultural ajudam bastante, mas selecionar ainda é um desafio.

    Abraços, Tiago.

    ResponderExcluir