segunda-feira, 19 de maio de 2014

Cultura


Senso Comum

l  A palavra ‘cultura’ tem para o senso comum o significado de ter um acúmulo de conhecimentos, de saber.

l   Contudo, todos os seres humanos possuem cultura, e esta não pode ser melhor ou inferior a uma outra.

Entendimento

l   O entendimento do significado da cultura, da relatividade dos hábitos, costumes e valores e de sua transitoriedade poderá tornar o ser humano mais tolerante, pois aquilo que julgamos certo ou errado, justo ou injusto, bom ou ruim pode ter diferentes significados em outros lugares e em um outro momento.

Compreensão

l   Ao compreendermos que nossos atos e nossas atitudes estão relacionados com a cultura da qual fazemos parte, podemos aumentar nossa tolerância com as pessoas que são por nós consideradas diferentes.

Denominamos Cultura

l    Os atos, procedimentos e criações que foram desenvolvidos pelo homem e que não estavam relacionados com o instinto natural.

l   A cultura deve ser compreendida como algo inerente aos seres humanos. Não há cultura fora dos humanos.

Conceito de Cultura

l  O dicionário de sociologia Globo define cultura como um “sistema de ideias, conhecimentos, técnicas e artefatos, de padrões de comportamento e atitudes que caracteriza uma sociedade”.

l   Edward B. Taylor, em 1871 afirmou que “cultura é aquele todo complexo que inclui conhecimento, crença, arte, moral, direito, costume e outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade.

Aspectos essenciais da Cultura

1- É transmitida pela herança social

l    O indivíduo aprende cultura no grupo social, e não por herança biológica. Cada geração transmite às gerações seguintes a cultura do grupo, por meio do processo de socialização.

2- Compreende a totalidade das criações humanas

l   A cultura abrange tudo o que foi criado pela humanidade, tanto do pondo de vista material como não material.

3- É uma característica exclusiva das sociedades humanas

l      Como compreende a totalidade das criações humanas, é uma característica exclusiva dos seres humanos. Os animais são incapazes de criar cultura.

Outra definição

l      Podemos ainda definir cultura como o conjunto de traços materiais e não materiais que caracterizam e identificam uma sociedade.

Elementos observáveis

l    Há alguns elementos observáveis que facilitam o conhecimento de uma determinada cultura. Entre os principais estão as relações entre as pessoas, a vida material, o idioma e suas variações, a visão estética, a religião, se a identidade cultural é forte ou fraca, as manifestações folclóricas e assim por diante.

Cultura de Massa

É o produto da indústria cultural (TVs, rádios, jornais, revistas, internet). Com seus produtos a indústria cultural pratica o reforço das normas sociais, repetidas até a exaustão sem discussão. Em consequência, uma outra função é a de promover o conformismo social.

Um comentário:



  1. This information is impressive; I am inspired with your post writing style & how continuously you describe this topic. After reading your post, thanks for taking the time to discuss this, I feel happy about it and I love learning more about this topic.

    Digital Marketing Company in Chennai

    Digital Marketing Services in Chennai

    ResponderExcluir