terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Política e Deus

    Em períodos em que se comenta sobre uma certa indiferença com relação às coisas que se referem à divindade, é interessante ver o quanto a questão de Deus continua presente na vida do homem, na vida da sociedade.
    Não é difícil perceber o quanto que a nossa afirmação está correta, ainda mais quando se faz uma análise das eleições de 2010. A questão de Deus esteve tão presente nestas eleições de 2010 que se pode chegar ao ponto de dizer que foi esta questão o fator que mais deu dinamicidade à estas eleições.
    Ao longo da história e do pensamento filosófico, muitas concepções se foram criadas a respeito do homem. Aristóteles, filósofo grego, vai dizer que "o homem é um animal político" e Edmund Burke, orador, escritor e político irlandês, diz que "o homem é, por natureza, um animal religioso". De fato o homem traz dentro de si esse ser político e também religioso (e é interessanrte que assim seja). Contudo, o grande problema é que com o passar do tempo, tanto política quanto religioso, assim como muitos outros conceitos, já não trazem as mesmas concepções de quando foram criados.
    Hoje em dia, vê-se de uma forma cada vez mais nítida a superficialidade com a qual estas palavras estão sendo utilizadas e, por decorrência, a facilidade com que estes conceitos são deturpados. A deturpação é tão grande que se vê sem muito esforço os partidos políticos 'agariando' votos utilizando-se do discurso religioso em suas campanhas políticas.
    Diante tudo isso, algumas questões podem ser levantadas, questões das quais em um outro momento analisaremos com maior profundidade: Qual o verdadeiro sentido de ser religioso? O que é ser um animal político? O que é política? Até que ponto pode se misturar religiosidade com política? Como fica Deus com relação a tudo isso?
   


    A charge é um tipo de ilustração que tem como principal intuito satirizar, por meio da caricatura, um fato, acontecimento ou pessoa. A charge acima, tirada do blog um sábado qualquer, é uma resposta de Deus com relação à essa forçosa 'parceria': Deus e Política.

Um comentário:

  1. É realmente triste a realidade. Mas podemos dizer que no nosso país a situação não é tão ruim como na Ásia, especialmente o Oriente Médio, onde até mesmo abandonar a sua religião, algo que é muito pessoal, é penalizado com a morte(em alguns países, pelo menos). Aqui a religião é mais utilizada como um meio para puxar votos.

    ResponderExcluir