sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

O Pequeno Príncipe e a Filosofia

    Le Petit Prince, conhecido como "O Pequeno Príncipe" no Brasil, é um romance do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry (29 de junho de 1900, Lyon - 31 de julho de 1944, Mar Mediterrâneo), publicado em 1943 nos Estados Unidos. A princípio, aparentando ser um livro para crianças, tem um grande teor poético e filosófico. É o livro francês mais vendido no mundo. Também se trata da terceira obra literária mais traduzida no mundo, tendo sido publicado em 160 línguas ou dialetos.
    Qual o encanto que faz com que esse livro seja a terceira obra literária mais traduzida no mundo? Quais os mistérios que se encontram nas poucas páginas desse livro? Que mensagem O Pequeno Príncipe tem para nos deixar?
    Estas são perguntas das quais as respostas trazemos dentro do nosso peito apaixonado por este Principezinho, como é conhecido em Portugal. O texto encantador misturado com as aquarelas do autor fazem desse livro um caminho bonito a ser trilhado. Caminho a ser percorrido pela criança que há dentro de toda gente que hoje é grande. A poesia e a filosofia que este livro traz, faz com que o leitor embarque numa viagem de amor (philia). Partindo do minúsculo asteróide B612 e passeando por vários planetas até chegar à Terra, o Principezinho nos leva a refletir sobre a felicidade que se encontra na simplicidade da vida. E é através do seu memorável encontro com o aviador e com a raposa que o Pequeno Príncipe nos faz conhecer o amor por uma rosa e nos faz saber de um segredo: "Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos".
    Ao cativar e deixar-se ser cativado pelo Principezinho, você jamais poderá esquecer que "tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas".
    São mensagens como estas que dão a este livro esse teor poético e filosófico. Livro feito para a criança que habita dentro de cada adulto. Sem se esquecer que "a gente corre o risco de chorar um pouco quando se deixou cativar".

O Pequeno Príncipe

3 comentários:

  1. Não faço idéias quanto vezes o li, mas a cada nova leitura aparentemente descobro um novo livro...e hoje associando as diversas passagens descritas com o pouco que tenho buscado aprender sobre filosofia, pareço passear pelas diversas correntes filosóficas desenvolvidas ao longo da história até a filosofia contemporânea...curioso e esclarecedor.

    ResponderExcluir
  2. adorei a leitura, as frases nos faz refleti o quanto perdemos tempo com preocupações atoas, que só os adultos são capazes de conservar a vida inteira.

    ResponderExcluir
  3. Gostei da proposta de aproximar O Pequeno Príncipe da Filosofia!

    ResponderExcluir